Header Ads

ad

DOUTOR DESTINO, o maior vilão do universo Marvel.




Muita gente acha que Superman, Batman, Capitão América, Hulk e Homem-Aranha vivem no mesmo "mundo".


Na verdade eles vivem em Terras diferentes, universos diferentes. Pois alguns personagens são da DC Comics (Superman, Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, etc) e outros da Marvel Comics (Homem-Aranha, Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Quarteto Fantástico, etc).

E na Marvel Comics, um universo com uma gama muito grande de heróis e vilões, se encontram personagens fabulosos e que no Brasil infelizmente poucos jovens e adultos tem conhecimento.

As histórias da Marvel geralmente são focadas mais nas relações pessoais, assuntos do cotidiano (como o racismo, retratado nas histórias entre humanos e mutantes) e histórias de ameaças a nível global. Já a DC tem bem foco em guerras de proporções galácticas, dimensionais e que geralmente a existência da humanidade corre grande risco.

A população no Marvel Universe não é tão preocupada com assuntos alienígenas (apesar de diversos ataques ocorrido a Terra e com cobertura da imprensa), chegando a ser meio alienada em certas ocasiões.

Já na DC Comics, os cidadãos da Terra tem conhecimento de povos alienígenas e não é raro nas histórias ter algum programa televisivo, jornal, revista questionando o posicionamento do governo americano em relação a conflitos interplanetários.

Mas deixando estes pontos de lado, quero falar daquele que é sem dúvida o maior vilão do universo Marvel: Victor von Doom, o Doutor Destino. Não o Doutor Destino do patético filme do Quarteto Fantástico feito pela Fox. Mas um Destino que é um vilão de primeira grandeza.

Muita gente não sabe, mas George Lucas se inspirou nele para criar Darth Vader.





Abaixo segue breve descrição dele obtida da Wikipedia (com correções):


Victor von Doom nasceu na Latvéria (país fictício localizado no Leste Europeu), filho de Werner von Doom, um conhecido curandeiro cigano, e Cynthia von Doom, uma feiticeira. Sua mãe foi morta quando ele ainda era uma criança. Ela tentara adquirir poder para proteger sua tribo cigana da perseguição que sofriam por parte do governo vigente da Latvéria. Cynthia tentou obter esse poder através de um trato com o demônio Mefisto, e acabou sendo traída e morta. Mais tarde, Werner também morreu, por falhar em curar a esposa de um barão de câncer terminal. As autoridades latverianas assassinaram Werner von Doom enquanto fugia, e o jovem Victor von Doom ficou aos cuidados de Bóris, um dos membros da comunidade cigana da qual ele pertencia.

Mesmo criança, Victor jurou que faria o mundo inteiro pagar pela morte de seus pais.

Ainda na infância, Victor descobriu um baú com os artefatos místicos da sua mãe e começou a estudar as artes ocultas e também a desenvolver seu talento nato para a ciência. Conseguiu uma reputação impressionante que chegou ao conhecimento da Universidade Empire State nos Estados Unidos, da qual recebeu uma bolsa de estudos integral. 

Na universidade, von Doom encontrou-se pela primeira vez com Reed Richards (que no futuro se torna o Sr. Fantástico) e Ben Grimm (que no futuro se torna o Coisa), dois homens que se tornariam seus inimigos alguns anos depois. Richards representava uma ameaça substancial à superioridade intelectual que Victor imaginava ter. Na tentativa de se destacar, Doom começou a conduzir experiências extra-dimensionais muito perigosas.





O foco da pesquisa de von Doom era construir um dispositivo transdimensional de projeção com que poderia se comunicar com sua falecida mãe. Havia uma falha no projeto que Richards lhe indicou, mas o orgulho de von Doom impediu-o de aceitar o conselho de Richards e consertar o dispositivo antes de o testar. A máquina trabalhou perfeitamente por 2 minutos e 37 segundos, durante os quais von Doom descobriu que sua mãe estava presa em uma região do inferno controlada por Mefisto. Em seguida o dispositivo explodiu, marcando sua face com uma longa cicatriz que sua vaidade encarava como uma desfiguração horrenda. Recusando-se a reconhecer sua própria culpa no ocorrido, von Doom responsabilizou Richards pelo acidente, achando que Richards sabotara seu trabalho por inveja.





Mais tarde von Doom foi expulso da universidade e viajou o mundo a procura de uma cura para seu rosto marcado. Nas primeiras versões a cicatriz não era particularmente feia, mas von Doom era exageradamente sensível sobre ela por ser um símbolo de seu fracasso. von Doom acabou descobrindo um templo de monges tibetanos e viveu entre eles durante alguns anos. Eles o ajudaram a construir uma armadura que escondesse sua "deformidade" e foi nesse momento que se queimou seriamente quando pediu que a máscara fosse colocada em seu rosto quando ainda estava em brasa. Essa armadura se transformaria em sua marca registrada e, graças a seus requintes tecnológicos posteriormente instalados, o Doutor Destino pode enfrentar de igual para igual a maioria dos super-heróis da Marvel. Depois disto, retornou a sua terra natal, derrubou seu governo e se declarou Soberano da Latvéria. Governando com mão de ferro, Destino começou a direcionar os recursos da pequena nação para realizar seus objetivos pessoais. Apesar de seu povo o considerar um governante justo, por lhes dar trabalho digno, educação de primeira qualidade e segurança. Em algumas histórias (alguns poucos roteiristas) ele não veria problema algum em trocar a vida de todos os latverianos por mais poder, mas em outras já fez sacrifícios por seu povo. Destino não demonstra qualquer misericórdia para aqueles que fracassam ao executar suas ordens. Mesmo sendo seus próprios soldados ou aliado, aos quais pune com a morte por qualquer falha.





Destino foi deposto momentaneamente por Zorba, um príncipe da família real que Destino havia derrubado. Destino matou Zorba logo depois e recuperou seu trono, mas no processo uma de suas súditas leais morreu para ajudá-lo. Destino então adotou o filho da mulher, Kristoff Vernard, e tornou o garoto seu herdeiro. Mas Destino tinha planos mais complexos para o jovem. Como Destino considera seu gênio e liderança como recursos essenciais ao mundo, usou Kristoff como um plano de fuga caso morresse. Quando Destino foi dado como morto tempos depois, seus robôs ativaram seu plano de copiar o conhecimento e as memórias de von Doom para o cérebro de Kristoff. Assim, Kristoff passou a pensar que era o Doutor Destino, chegando a enfrentar o verdadeiro. Depois de se descobrir um impostor, Kristoff se submeteu ao Destino original.

Na luta definitiva contra o terrível vilão Massacre, quando vários grupos de heróis uniram forças para lutar (os Vingadores, os X-Men e até mesmo o Quarteto Fantástico), Destino também estava entre eles para ajudá-los, mas como sempre aguardando alguma oportunidade de tirar vantagem da situação. A chance apareceu ele viu a possibilidade de absorver o poder de Massacre para a sua armadura e talvez tornar-se um problema a mais para os heróis. Mas foi impedido pelo Homem de Ferro, e logo após desapareceu junto com vários dos heróis.

Destino e os heróis foram mandando a um universo criado pela mente do jovem Franklin Richards, filho de Sue e Reed Richards. No universo de heróis renascem, Destino é o responsável pela criação da organização terrorista Hidra e após vários conflitos com os heróis enviados a esse universo, eles consegue voltar a nossa realidade em uma nave construida por ele.


Em 2003, Destino percebeu que limitava suas habilidades desnecessariamente ao se focar apenas na tecnologia, e somente ocasionalmente na sua herança mística. Ele se voltou novamente para o ocultismo e vendeu sua alma a um trio de demônios em troca de habilidades mágicas ilimitadas e uma armadura nova feita com a pele de Valéria, uma mulher que ele amava desde sua juventude. Como um resultado direto deste arco de histórias, Destino possuiu Ben Grimm, forçando Richards a matar a ambos. Ben Grimm foi trazido de volta mais tarde, Destino por sua vez ficou preso em uma dimensão demoniaca e foi atacado por seus habitantes, mas se salvou ao escapar por um portal criado durante  o Ragnarök dos deuses de Asgard, em seguida após recuperar o governo da Latveria tentou pegar o martelo encantado de Thor (Mjolnir) que havia caido na Terra no mesmo momento em que ele escapou do Inferno, confrontou o seus tradicionais adversários, o Quarteto Fantástico, mas fracassou em levar o martelo pois não conseguiu o erguer, deixando em seguida os Estados Unidos e provavelmente se dirigindo para seu castelo na Latvéria.

Uma réplica robótica construída por Ultron apareceu anteriormente na revista Runaways, ostentando a armadura original de metal.

Destino já obteve o poder supremo, ao roubar os poderes de Beyonder nas Guerras Secretas, se tornando o senhor de todo o tempo e espaço.







Mas ele não conseguiu controlar tamanha fonte de poder e Beyonder conseguiu recuperar seus poderes.

Destino sozinho já subjugou diversos heróis e grupos de heróis da Marvel, entre eles: X-Men, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Vingadores, Homem de Ferro.

Sua armadura possui recursos iguais ou até mesmo superiores aos existentes na armadura do Homem de Ferro.




2 comentários

NEFELIBATA disse...

Victor Von Doom é o cara ! Torcendo para que haja um filme dele .

Luiz Felipe Duarte Ribeiro disse...

Na verdade ele ganha do Homem de Ferro por magia, já foi confirmado em duas hqs que em tecnologia (escudos e ofensivo) o Stark vence, porém o Doom vira o jogo usando magia