Header Ads

ad

A conversa entre Buda e Shaka de Virgem


Durante a luta contra Saga de Gêmeos, Shura de Capricórnio e Kamus de Aquário no santuário da Grécia,  Shaka de Virgem tem a recordação de uma conversa que teve com o deus Buda quando criança em seu treinamento na Índia.


Buda: Shaka! Shaka! por que está tão triste? Você tem apenas seis anos e apesar disto vc se senta aí todos os dias para se lamentar. O que é que lhe preocupa? 



Shaka: Hoje eu vi muitos corpos mortos flutuando no Rio Ganges,e na beira do rio eu vi peregrinos vindos da Índia inteira para tomar banho. Eu tive a impressão de que celebravam a morte no lugar da vida. Por quê? Por quê é tão pobre este país aonde eu nasci? Parece que só nascemos para sofrermos e nos lamentar. As pessoas vivem no meio de desgraças.



Buda: Shaka, isto te deixa triste?




Shaka: É claro! quem é que quer uma vida cheia de tristezas?




Buda: Você está enganado. Onde há tristeza há alegria, e o contrário também é verdade. Lindas flores nascem, mas eventualmente morrem. Tudo neste mundo está em eterna mudança. Sempre em movimento. Nunca é igual. Tudo muda. E a vida do homem também é assim.



Shaka: Mas se o nosso fim, a morte é inevitável então talvez seja a tristeza que domine as nossas vidas. Mesmo quando superamos o sofrimento, mesmo que busquemos o amor e a felicidade no fim a morte irá transformar tudo em nada. Eu não entendo, pra que os homens nascem neste mundo? Se é impossível algo tão completo e eterno como a morte.


Buda: Shaka, parece que você se esqueceu.



Shaka: Esqueci? 

Buda: A morte não é o fim de tudo. A morte não é mais do que outra transformação.


Nenhum comentário