Header Ads

ad

Avaliação de Capitão América: O Soldado Invernal




Enfim no último dia do feriadão de Páscoa, eis que resolvi ir no cinema e assistir Capitão América: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier).

Só posso dizer que me arrependi de não ter escolhido um cinema melhor para ter assistido ao filme, pois é infinitamente superior ao primeiro filme do Sentinela da Liberdade, e muito melhor que Homem de Ferro 3 (tremendo abacaxi para os fãs).

Mas o que me deixou tão satisfeito com o filme? Diversas coisas, entre elas o fato de mostrar toda a grandeza que a S.H.I.E.L.D. tem, o fato de ver Steve indo visitar seu amor,  Peggy Carter já idosa. Por ter visto Arnim Zola com sua consciência transferida para um banco de dados, e com a câmera do seu sistema de identificação ser parecida com sua versão robótica das HQs, por ter visto um inimigo com habilidades retratadas fielmente no cinema e por ter visto um Capitão América de verdade, assim como aquele que se conhece das HQs.

Sem falar na cena dos créditos, que deixo para comentar depois.

O filme gira em torno da adaptação de Steve Rogers ao século XXI e sua desconfiança pelas atitudes do diretor Nick (Nicholas) Fury da S.H.I.E.L.D. Rogers ainda não aceitou o fato de que o mundo mudou de tal maneira, que hoje não é possível saber quem são os inimigos da paz e da liberdade, não só dos EUA e sim do mundo.

É nesse cenário que vemos que a S.H.I.E.L.D. através do Conselho de Segurança Mundial (que tem como conselheiro chefe Alexander Pierce), resolveu criar três novos aeroporta-aviões com tecnologia de voo orbital e com imensa capacidade defensiva/ofensiva, com o propósito de atuarem em conjunto com uma rede de satélites de vigilância para monitorarem qualquer ação hostil no globo. 

Com a aparição do Soldado Invernal nos EUA, que comete o assassinato de Fury é que temos a deixa para os melhores momentos do filme.

O Soldado Invernal e seu braço ciborgue

O Soldado Invernal para quem não conhece é Bucky, o grande amigo do Capitão América e que morreu na Segunda Guerra Mundial, no combate ao Caveira Vermelha.

A jogada é que ele foi resgatado e teve sua memória apagada, além de ter o braço esquerdo substituído por um braço ciborgue. A diferença é que na história original a ressurreição dele veio pelas mãos do Caveira Vermelha e no filme foi através de Arnim Zola e da Hidra, que não foi destruída.

E é através das investigações do Capitão América e da Viúva Negra, que eles ficam sabendo que Zola transferiu sua mente para um banco de dados da Shield em 1972 e foi confinado em uma base desativada. É incrível ver que a câmera do computador que aparece o rosto do Zola é parecida com a versão de seu corpo robótico das HQs (nas revistas, ele transferiu sua mente para um corpo robótico aonde ao invés da cabeça, tem uma câmera, e na sua barriga tem um monitor aonde aparece seu rosto).

Arnim Zola das HQs

Zola informa que ele criou um código que analisa tendências, escolhas, datas de nascimento, registros diversos e que pode prever o futuro dessa pessoa, sabendo se ela pode ou não se tornar uma ameaça aos planos de dominação da Hidra, e é aí que vem a grande sacada, ele informa Rogers e Natasha que a Hidra nunca deixou de existir e ela está infiltrada desde a criação da S.H.I.E.L.D. e fez tudo o que fosse necessário para manter a instabilidade no mundo e assassinou diversas pessoas que pudessem descobrir esse segredo (inclusive Howard Stark).

Apesar de aparentemente Zola ter sido destruído, creio que existem diversas brechas que garantam a volta do gênio cibernético em seu corpo robótico para o 3º filme da franquia.

Outro personagem que entrou muito bem na história é o bom e velho amigo pós descongelamento do Capitão, que é o Falcão, que tem suas asas produzidas pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa). O personagem está muito bem no filme, não rouba a cena do Rogers, mas também não fica desaparecido na história.

A morte forjada do Nick Fury também é oriunda das quadrinhos, mas com maiores implicações das que mostradas no filme.

Nossa Viúva-Negra, Natasha Romanoff está excelente no filme. Audaciosa, irônica e sempre dando conta da situação.

O final do filme é excelente, mesmo o Alexander Pierce não se revelando e tirando sua máscara e demonstrando ser o Caveira Vermelha como foi nas HQs, visto que o Caveira foi sugado pelo Cubo Cósmico (Tesseract) no primeiro filme, e a brecha para sua ressurreição quem sabe venha nas próximas continuações.

As cenas pós-créditos são MEGA ULTRA SUPER ESPECIAIS, pois somos apresentados ao Barão Wolfang von Strucker, aquele que originalmente criou a H.I.D.R.A. nas HQs em posse do bastão do Loki já dá a deixa que coisa forte vem ai. E quem sabe não veremos a Madame H.I.D.R.A., a I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas) e quem sabe até MODOK em um futuro próximo.

Barão Wolfang von Strucker, comandante da H.I.D.R.A.

E a visão dos irmãos Pietro e Wanda Maximoff presos, com certeza teremos novidades para os Vingadores com a Feiticeira Escalarte e Mercúrio, ambos filhos de Eric Magnus Lehnsherr, vulgo Magneto.

2 comentários

Jackson disse...

Gostei muito do filme e também do eu resumo!
Quanto a I.M.A ela já não aparece do homem de ferro 3, não?

André Guterres disse...

A I.M.A. do HF3 é muito aquém daquele das HQs. Sem falar nos uniformes dos soldados e cientistas, e principalmente das armas e veículos da Ideias Mecânicas Avançadas.